:::: MENU ::::
  • O DUPLO - Evento que contara com o lançamento das zines Poesia Escarrada Nª III e Orroubô #3

  • 1ª Edição FIQUE POR DENTRO da TILT BEERS

  • CRIOLO em Goiânia


Olá! Eu sou o Fifas,e toda quinta-feira vou escrever algo sobre a paixão da minha vida: MÚSICA.Vou escrever sobre compositores e/ou bandas importantes(bem como as características de suas obras),e também mostrarei artistas pouco conhecidos,mas que na minha opinião,merecem reconhecimento.Um outro espaço será dado para a minha visão da tão falada "CENA UNDERGROUND" atual.Posso falar algumas coisas sobre esse último assunto,pois tenho acompanhado de perto,nos últimos anos,realizando turnês,tocando nos principais espaços,gravando,e é claro,assistindo às bandas locais(e de outros estados).Quando fiquei sabendo que iria colaborar com este blog ,eu estava a caminho do estúdio RockLab do mestre Gustavo Vazquez,onde estou,junto com a minha banda Aurora Rules,mixando nosso novo EP.A primeira coisa que me veio à cabeça,enquanto pensava em um tema para essa primeira coluna,não foi a ideia de que eu escreveria sobre algum estilo musical,ou alguma banda em especial,e sim que eu tinha que escrever algo divertido,tinha que"comaçar com tudo".
Começar com tudo seria,na minha concepção,um assunto que indicasse o rumo da minha coluna,mas que tambem fosse legal o bastante para despertar interesse em visitas futuras..
Foi aí que pensei:"Quero começar com tudo?Pq não começar com todos os estilos musicais então?"

Isso me pareceu uma boa ideia,já que eu não queria,na primeira coluna,falar sobre
algo muito específico tipo:"Olá,galera!Nessa primeira coluna vou falar sobre a importância de Ornette COleman
para o free jazz nos anos 60!"

Mas como expressar a ideia de várias épocas e estilos em algumas músicas?Como dar um "aperitivo" do que está por vir na coluna?Simples:Mostrando alguns grupos e/ou compositores famosos por misturarem vários estilos musicais.

Escolhi três compositores que sempre "começaram com tudo" nos seus discos:

O primeiro,é o trompetista norte-americano Miles Davis(1926-1991),talvez o músico de jazz mais influente do século xx.Aqui,coloquei seu disco de 1969,"Bitches Brew",famoso por mostrar ao mundo o que seria chamado,mais tarde,de "jazz fusion".
O jazz fusion foi uma "tendência" criativa surgida no final da década de 60 entre músicos de jazz,que,sempre inovadores,começaram a adicionar funk,soul,R&b,rock n roll,música cubana,música brasileira,música indiana,música erudita,e outros estilos, ao jazz(que na época tinha como alguns dos principais expoentes,grupos que mantinham-se no clássico jazz acústico).Miles Davis sempre admitiu que gostava de experimentar novos estilos(admitia admiração por Jimi Hendrix,por exemplo,e gravou música de To Jobim),e por isso,hoje ele é considerado o inventor de várias vertentes do jazz.Entre elas,o jazz fusion.



O segundo compositor é Paul McCartney.Ainda com os Beatles(com ou sem a ajuda de John Lennon),ou em sua carreira solo,Paul compôs rock n roll(Paperback Writer),folk(Rocky Raccoon),voz e violão(Blackbird),baladas orquestradas(Eleanor Rigby),hard rock(Sgt. Pepper's Lonely Hearts),proto-Heavy-Metal(Helter Skelter),rock progressivo(Band On The Run),rock psicodélico(A Day In The Life),country(Act Naturally),reggae(Ob-La-di,Ob-La-Da),pop(Good Day Sunshine),new wave(Jet),e etc.Coloquei um de meus discos preferidos da sua banda pós-beatles:Wings.




O terceiro compositor é o brasileiro Milton Nascimento.Ao longo de sua carreira,ele compôs música brasileira sempre com elementos diferentes:rock(Nada Será Como Antes)música nordestina(Cravo e Canela),samba(Vera Cruz)Jazz(milagreiro dos peixes)R&B(Ponta de AreiaBossa Nova(Journey To Dawn)Blues(Maria,Maria),música folclórica mineira,música africana,e etc.Coloquei aqui,seu disco "Travessia",de 1967,gravado com o Tamba Trio.



Até mais!


0 comentários:

Postar um comentário

A call-to-action text Contact us