:::: MENU ::::
  • O DUPLO - Evento que contara com o lançamento das zines Poesia Escarrada Nª III e Orroubô #3

  • 1ª Edição FIQUE POR DENTRO da TILT BEERS

  • CRIOLO em Goiânia

Muitos vão pensar que vou falar de artes atuais, ou de celebres pintores como Portinari ou Romero de Brito, mas não. Quero falar de uma arte realmente brasileira, sem referencias e intromissões europeia, uma arte que nós esquecemos que existe mas que e simplesmente parte de nossa cultura, e de extrema importância e que pode sim ser considerada uma das grandes obras do mundo, falo sobre a “Arte indígena brasileira”.
A originalidade do nosso povo indígena de nosso povo, que não foi totalmente perdida e que e imensamente rica e bonita, cheias de cores e significados muito valiosos, infelizmente nós menosprezamos  a arte do nosso povo, vangloriando as artes orientais e euro ocidentais ou até mesmo, pagamos pau pra artes de outros povos latinos, e esquecemos da rica cultura indígena.
Existem no Brasil aproximadamente 200 denominações indígenas, o que torna impossível ( e uma grande ignorância) generalizar a arte de cada denominação, as artes indígenas consistem em desenhos corporais, esculturas em cerâmica, arte plumária e diversas outras áreas das artes visuais.
Os povos indígenas não tem uma concepção de arte igual a nossa, na verdade eles nem tem um termo pra designar “arte”, mesmo assim são ricos em criatividade e utilizam de diversos materiais, dentre eles os principais são  madeiras, caroços, fibras, palmas, palhas, cipós, sementes, cocos, resinas, couros, ossos, dentes, conchas, garras e belíssimas plumas das mais diversas aves.
Sua pintura corporal geralmente e feita de urucum(vermelho) e carvão(preto)



E com as penas das mais diversas aves eles fazem o que chamamos de arte-plumária  


A arte indígena nos dias de hoje e pouco reconhecida e procurada no Brasil, mas são carregadas do mais puro sentido das artes, que e representar, inspirar e agradar aos olhos, e tudo isso sem um apelo comercial, tudo pelo amor e o prazer que sentem em admirar essa rica arte, e valorizar sua cultura,mesmo depois de tantos episódios difíceis.
Proponho pra quem desenhe estudar um pouco mais e se aprofundar mais sobre essa rica cultura artística e verdadeira, não fique preso aos clichês artísticos, prometo que vou fazer um desenho e vou postar aqui .

Capa do álbum Roots da banda Sepultura, feito pelo artista Michael Whelan


Fico por aqui, agradeço a quem acompanha e sempre esta dando uma visitada no nosso blog, Semana que vem voltamos e o que e melhor com muito do “VACA AMARELA”...
Criticas, sugestões e chingamentos no @d2bass ...

0 comentários:

Postar um comentário

A call-to-action text Contact us