:::: MENU ::::
  • O DUPLO - Evento que contara com o lançamento das zines Poesia Escarrada Nª III e Orroubô #3

  • 1ª Edição FIQUE POR DENTRO da TILT BEERS

  • CRIOLO em Goiânia

Robert Capa
                          Quem não se lembra da primeira cena do filme Resgate do soldado Ryan ? Poise a cena que influenciou e influencia games em todo mundo foi inspirada na fotografia  de Robert Capa . A foto que foi tirada durante a invasão dos ALIADOS na praia de Omaha que foi o dia decisivo para a 2° grande guerra.

                        Em meio aos jovens soldados da linha de frente da guerra, fotógrafos faziam grandes machas a pé, dividiam espaço do seu equipamento com rifles nas trincheiras e comendo das mesmas comidas dos outros soldados, esses eram os OWPH (OFFICIAL WAR PHOTOGRAPHER) que foi nada mais do que fotógrafos oficiais do exercito com a missão de registrar todo o acontecido. Diferenciados dos fotógrafos civis por insignias, fardas e até mesmo pelo armamento, é... ou achou que os cara ia pra linha de frente da guerra só com a câmera na mão ? Os fotógrafos de guerra portavam uma pistola COLT 1911, carabina M1 e M3 e uma faca de combate. Acho que o fato de apertar o obturador não satisfez eles. 
                      A primeira equipe de fotojornalistas a ir REALMENTE a linha de frente das batalhas foi durante a 2° Guerra Mundial e liderada pelo já experiente fotojornalista ROBERT CAPA, que já havia fotografado a Guerra Civil Espanhola, a 2° Guerra SINOJAPONESA. Essa incrível cobertura foi delatada por Capa em um diário que não deixou de ser livro, LIGEIRAMENTE FORA DE FOCO, Robert Capa. Se Robert não fosse fotógrafo tinha dado um RE-PE-TA-CU-LAR cronista, pelo fato de ter vivido muitas historiais legais. 
Robert Capa após a segunda guerra fundou juntamente com Henri Cartier-Bresson e outros a então conceituada empresa MAGNUM FOTO que até hoje atua no ramo de fotojornalismo com escritórios em Paris, Nova York, Londres e Tóquio. Capa poeticamente morreu pisando em uma mina durante a cobertura da 1º Guerra da Indochina em 1954, historiadores afirmam que eles Robert Morreu com a sua câmera na mão.
                       Após a morte de Robert abriu-se um novo espaço para o fotojornalismo que agora era independente. 
                 Hoje verdadeiros fotógrafos de guerra como o italiano Rubem Salvadori (que resolveu clicar os brothers nos bastidores da cobertura do Oriente Medio assita o video)   

 e brasileiros como Mauricio Lima.

Vocês podem conferir o acervo de fotografia de guerra em:
                  ♦ Combat Camera Forces
                  Livro Magnum - Contatos


Bom, aqui vai umas fotos:
Clicada por Robert Capa











Então se você gostou do artigo não se esqueça de compartilhar nas redes sociais, e comentar aqui mesmo no blog, ou se preferir seguir o blog para receber notificações e talz. Abraços. 
LUIZ REBONATTO, 30, DE SETEMBRO DE 2013


0 comentários:

Postar um comentário

A call-to-action text Contact us